top of page

Saiba mais sobre a ENDORFINA- O Hormônio do Bem Estar


A ENDORFINA é um neurotransmissor produzido pelo próprio organismo na glândula hipófise e liberada para o sangue juntamente com outros hormônios como o GH (hormônio do crescimento) e o ACTH (hormônio adrenocorticotrófico) que estimula a produção de adrenalina e cortisol. A endorfina por ser um "analgésico natural" tem uma potente ação analgésica e ao ser liberada estimula o melhor estado de humor, bem-estar, conforto e alegria do ser humano podendo inibir o estresse e regulando também a liberação de outros hormônios.

A liberação desse neurotransmissor, pode ser realizada por meio de atividades físicas, podendo alcançar seu pico ao final da atividade e retornando ao níveis de repouso (normal) após 24 horas.

Pesquisas afirmam que os efeitos da endorfina são sentidos até uma ou duas horas após a sua liberação, o que explica a sensação de bem estar e tranquilidade de atletas após realizar as atividades, sendo a intensidade e a duração do exercício responsáveis pela concentração de endorfina no sangue.

A existência de uma possível dependência causada pela prática de atividades físicas é descrita devido às altas concentrações de endorfina presentes em atletas, o que explica o desconforto, irritabilidade, ansiedade, depressão e alteração de humor em praticantes que por algum motivo deixaram de se exercitar, sendo similar a síndrome de abstinência causada por algumas drogas ao terem seu consumo interrompido abruptamente. Na acupuntura a capacidade em aliviar a dor provavelmente é devida ao estímulo da liberação de endorfinas, pois ao estimular os terminais nervosos com o uso de agulhas será gerado um impulso para aumentar a liberação de neurotransmissores no complexo supressor de dor, sendo produzido o efeito analgésico na região cerebral e também no local inflamado.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page