• Maria Lucia

Você conhece a história do Pilates?


Joseph Pilates nasceu em 1880 perto de Düsseldorf, Alemanha. Era uma criança frágil, asmática, raquítica e com febre reumática, que devido a isto tornou-se autodidata aprofundando seus conhecimentos nas áreas da anatomia, utilizando-se de seu corpo para por em prática os conhecimentos adquiridos. Tornou-se tão determinado a melhorar a sua condição física que devotou-se ao estudo e a prática da construção de um corpo forte e sadio.

Praticou uma variedade de esportes e a partir disto começou a formar sua filosofia sobre exercício e saúde, estudando yoga, acrobacia, movimento e condicionamento físico, combinando filosofias de saúde e exercícios do Oriente e Ocidente em busca do perfeito equilíbrio de corpo e mente.

Em 1912, aos 32 anos de idade, ensinou seu corpo a executar movimentos de boxe, onde trabalhou como instrutor de defesa pessoal da polícia civil inglesa (Scotland Yard) e artista de circo.

Pilates e seu irmão juntaram-se a uma companhia de circo que realizou uma turnê por Londres quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial (1914), sendo recluso no campo de concentração de Lancaster, por ser considerado inimigo estrangeiro. Nesse período atuou como enfermeiro e desenvolveu exercícios para manter a si e aos companheiros saudáveis usando as camas hospitalares e outros artefatos (cintos, lastros e molas) para fortalecer enfermos que ainda permaneciam deitados nas camas, iniciando o desenvolvimento dos primeiros protótipos dos aparelhos hoje conhecidos.

Em 1918 houve uma epidemia do vírus Influenza (gripe espanhola) dizimando milhares de ingleses e nenhum dos internos (enfermos) sob seu treinamento foi infectado. Anos depois, Pilates atribuiu a sobrevivência dos prisioneiros a execução dos exercícios, beneficiando sua saúde, embora não existissem comprovações científicas na época.

Após a guerra, Pilates retornou à Alemanha, onde continuou a desenvolver seu método. Em primeiro lugar chamou atenção dos membros do mundo da dança, depois de atletas inclusive o campeão de boxe dos pesos pesados, Max Schmeling. Mas, quando foi convocado pelo governo Guilherme II (rei da Prússia) para treinar a força policial da cidade de Hamburgo,resolveu sair do país e escolheu imigrar para os Estados Unidos.

Na viagem de navio para Nova York, Pilates conheceu a enfermeira Clara e decidiram abrir um estúdio juntos, mais tarde acabaram se casando. Pilates e Clara abriram a academia na Oitava Avenida de Nova York, no mesmo prédio do New York City Ballet, onde velozmente atraiu a atenção de pessoas influentes na cidade.

Joseph Pilates faleceu, em 1967 com 87 anos, em conseqüência de um incêndio na sua academia, na tentativa de salvar seus equipamentos, inalou uma quantidade excessiva de gases tóxicos. Clara continuou seu trabalho até 1977 quando veio a falecer.

Joseph Pilates deixou 5 discípulos que continuaram a ensinar seu método. São eles: Romana Kryzanowska, Carola Trier, Kathy Stanford-Grant, Eve Gentry e Ron Fletcher.

#Pilates #HistóriaPilates #Saúde #motivação #Estética

0 visualização

©  2018 por Espaço Jardim América. Todos os direitos reservados.

  • Facebook - Black Circle
  • Black Instagram Icon
  • Google+ - Black Circle
  • Black YouTube Icon

R. José Raposo de Medeiros, 414 - Jd. Nova Bragança

Bragança Paulista |  SP

Tel: 011 4033-5324

Whatsapp: 011 96864-1211